No ano passado, a serie televisiva da RTP1 “ Os Contemporâneos” descobriu o Resort Piunta Cana dentro da Praia de Samouco.
Nessa altura, nós, Jovens Sociais Democratas, ficámos entusiasmados com a ideia e até pensámos que fosse possível descobrir a Praia do Samouco dentro de um Resort.
Mas não, muito pelo contrário. No início deste verão, verificámos que o Resort “cresceu”. Aumentou o número de chapéus, aumentou o número de latas do lixo (sendo estes os chamados caixotes do lixo inovadores), e aumentou a passadeira de madeira que delimita o Resort.
Por outro lado, o caudal do rio diminuiu devido ao atolamento de areia, a lama aumentou ao longo de toda a enseada, e a Praia tornou-se uma lixeira a céu aberto.
De repente, podíamos ser levados a pensar que esta situação fosse causada por um inverno rigoroso em frio e pouco rigoroso em manutenção, e que tudo se iria alterar no início da época balnear. Até porque o Sr. Presidente da Junta Freguesia, durante o calor de Abril, se deixou fotografar de picareta na mão, numa posse a fazer lembrar o seu camarada Estaline, propagandeando que as obras da praia tinham sido feitas com a sua ajuda.
Mais uma vez e com amargura, concluímos que tudo não passou de mais uma triste encenação...
Quase no fim da época balnear o que encontramos é um braço de rio abandonado à sua sorte.
Há um ano atrás, questionámos esta situação e sugerimos que a solução passava pela criação de um projecto integrado para a praia. Hoje, o mau gosto, o abandono e a degradação são evidentes, o que prova que a gestão de uma Junta de Freguesia não se faz de picareta na mão mas sim com a cabeça.
Por isso, continuamos a afirmar:
- Este executivo comunista não serve a população, porque não se preocupa com as nossas gentes. Limita-se a “caiar” deixando a freguesia sem brilho algum.
Rute Figueiredo
Presidente JSD Alcochete